quarta-feira, 11 de novembro de 2009

20 Anos da queda do muro de Berlim (breve lembrete)

    IO muro de Berlim  foi uma barreira física, construída pela "República Democrática Alemã" ,que após o término da seguna guerra mundial,1939 a 1945.Passou para o controle da extinta União Soviética, nos episódios que ficaram conhecidos como:"guerra fria".  este muro de concreto circundava toda a "Berlim Oriental" , separando-a da "Alemanha Ocidental",a qual tinha ficado sobre domínio dos aliados.
      Este muro, além de dividir a cidade de Berlim  ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da  Alemanha(RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha; e Republica Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime comunista e. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
     Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de emigração do Leste e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Berlim Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.

      Mas( em 1989, de repente, tudo mudou: uma multidão em protesto se reuniu nas ruas da Alemanha Oriental, exigindo e conquistando pacificamente liberdade, autodeterminação e mudanças. Em questão de minutos, o sistema entrou em colapso. No dia 09 de novembro de 1989 o Muro de Berlim caiu. As consequências dessa transformação foram tão amplas, que não apenas a sociedade alemã até hoje se dedica a esta reorganização, mas também a Europa como um todo, com vistas ao seu desenvolvimento. Desde então, o mundo passou por mudanças tão profundas e múltiplas, que a análise em torno de 1989 não deve ser assumida apenas por historiadores. Afinal, todos os setores da sociedade foram atingidos pelos efeitos do acontecimento.