quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MÁFIA VERDE.

DEMARCAR OU ENTREGAR?

   Roraima abriga pouco mais de 400 mil habitantes num território de 224.298 km² (pouco menor que o Equador). Raposa Serra do Sol é uma área de 1,67 milhão de hectares, situada no nordeste do estado, nas fronteiras com a Venezuela e a Guiana. A área foi demarcada pelo Ministério da Justiça, através da Portaria 820/98, em 1998, durante o governo FHC.
A demarcação contínua e excludente da reserva indígena Raposa Serra do Sol em Roraima tem gerado grandes discussões em todos os segmentos da sociedade. Além de se tratar de uma área com quase 2 milhões de hectares, maior que o estado de Sergipe, onde vivem pouco mais de 10 mil índios completamente integrados à sociedade, a questão na Raposa Serra do Sol é muito mais complexa, pois está em uma área de fronteira com a Venezuela e com a Guiana, países que têm conflito territorial justamente onde se
localiza a referida área indígena.
Nota-se claro descompasso entre a atuação das autoridades federais e das autoridades estaduais e municipais, principalmente quanto às possibilidades de desenvolvimento do estado. Há também disputas entre segmentos religiosos, além das reivindicações dos produtores rurais e dos proprietários com títulos oficiais emitidos há décadas.
Some-se a isso o fato de que grande parte da reserva constitui área de fronteira, ameaçando a soberania nacional.
Ora,some-se a isso o fato historico de nossos "indios" não serem muito de labuta e estarem acostumados a repousar em braço explêndido do nosso estado,"que não é nação."-Lembro-me do ultimo 19 de abril,quando indios da etinia xavante "fecharam" uma rodovia "revindicando" uma "ajuda de custo" para comemorarem o dia do indio.ora bolas se era dia do indio porque (eles) não comemoraram a moda antiga:-caçando pescando brincando de roda.Que comemoração seria essa a qual prescisava de"verba" já sendo que tudo que indio quer são terras para caçar e desenvolver suas atividades cotidianas.é um ponto a se pensar:-quais os reais interesses por tras de uma demarcaçao tão extensa de terras?seriam as tais ONG'S que vislumbram a INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA?É PARA SE PENSAR MELHOR, ABRE O OLHO CABOCLO!




Nenhum comentário: